A esperança de uma sociedade igualitária

 

A esperança de uma sociedade igualitária


Nomes dos integrantes do Grupo:

Frederico Henrique Faria Sassioto- 11621ADM211

Pedro Augusto Faria Cunha -11621ADM227

William Gustavo da Costa- 11611ADM257

Victor Barbosa Lana Pereira - 11621ADM230

Introdução:

A cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder intervir e transformá-lo.

Os movimentos sociais são ações coletivas mantidas por grupos organizados da sociedade que visam lutar por alguma causa social. Em geral, o grito levantado pelos movimentos sociais representa a voz de pessoas excluídas do processo democrático, que buscam ocupar os espaços de direito na sociedade.

 

Os movimentos sociais são de extrema importância para a formação de uma sociedade democrática ao tentarem possibilitar a inserção de cada vez mais pessoas na sociedade de direitos. Os primeiros movimentos sociais visavam resolver os problemas de classes sociais e políticos, como a ampliação do direito ao voto. Hoje, os movimentos sociais baseiam-se, em grande parte, nas pautas identitárias que representam categorias como gênero, raça e orientação sexual.


Movimento Black Live Matter:


Mesmo com o grave cenário da COVID-19, as mais diversas manifestações contra o racismo e em busca de respeito e direitos iguais dividiram as atenções dos noticiários ao redor do mundo. Várias pessoas foram às ruas, lutar contra o fenômeno social do racismo e reivindicar uma postura mais assertiva dos governos. Sendo assim, para entender como começou, é necessario compreender o caso do assassinato de George Floyd, que representou o estopim para o movimento #BlackLivesMatter.

No dia 25 de maio, um funcionário de uma loja local em Minneapolis (Minnesota, EUA) acionou a polícia sobre uma possível compra com uma nota falsificada. Aquele indivíduo acusado era George Floyd, homem negro de 46 anos e pai de uma menina de 6 anos. Ao chegar até o local, o policial Derek Chauvin rendeu Floyd e o imobilizou no chão com seu joelho asfixiando seu pescoço. O ato foi filmado por uma testemunha da situação e demonstrava diversos pedestres implorando para que o policial saísse de cima de Floyd, que tentava dizer que não estava conseguindo respirar. George morreu por uma parada cardiopulmonar ali na hora.


 A Fórmula 1 é dominada por uma elite de pessoas ricas, brancas e pouco interessadas em lutas sociais, como o combate ao racismo. A história se modificou, principalmente, nesta temporada com Lewis Hamilton, que trouxe o debate à tona. Único piloto negro da categoria, o astro da Mercedes liderou uma manifestação no grid de largada do GP da Áustria, em que quase todos os participantes ajoelharam antes da prova em homenagem a George Floyd – o gesto se repetiu em outros circuitos. O britânico, utilizou de toda sua importância e engajamento para levantar temas importantíssimos nos dias atuais.

Hamilton no entanto já afirmou que a categoria da Fórmula 1 não está tão engajada como deveria ser de exemplo para sociedade. Um dos seus companheiros de profissão Charles Leclerc afirmou que não se sente à vontade para falar sobre o assunto e preferiu  não se pronunciar. Entretanto Hamilton disse que continuará sendo intenso nas redes sociais e que sente por obrigação levantar essa bandeira em um esporte tão elitista. 




Conclusão:


Sendo assim, ainda não restam dúvidas que em nossa sociedade ainda existem desigualdades e que a luta pelo respeito e igualdade precisa ser de fato prioridade nas discussões e colocado à tona nos principais meios de comunicação. É de suma importância que as autoridades governamentais assumam posturas sólidas  por meio de emendas parlamentares para que possamos viver em uma sociedade mais justa e igualitária, onde, todos seus membros possam ter oportunidades e direitos iguais. 

Como conclusão do tema abordado pelo grupo, resolvemos colocar um vídeo que achamos de suma importância feito pela BBC, explicando como surgiu o Movimento Blacks Live Matter e quem foram os seus fundadores.

Segue o Link para visualização do vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=M48Qa06t-Rg





Fontes:


https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2021/01/30/movimento-black-lives-matter-e-indicado-ao-premio-nobel-da-paz.htm?cmpid=copiaecola


https://blog.enem.com.br/caso-george-floyd-o-estopim-do-blacklivesmatter/

https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2020/06/03/black-lives-matter-conheca-o-movimento-fundado-por-tres-mulheres.htm


https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/lutas-sociais-e-cidadania-reflexes-sobre-os-movimentos-sociais-como-elementos-de-resistncia-e-posicionamento-poltico-da-sociedade-brasileira-23656


Comentários

  1. O grupo mostrou o impacto que um movimento social, o Black Lives Matter, influenciou outras pessoas ao redor do mundo a lutar pela mesma causa, como exemplo disso está o Lewis Hamilton que se manifestou no GP da Áustria. Isso mostra que muitos dos problemas enfrentados por um povo também pode ser a dor de outros grupos em outros países, e também expressa ações de solidariedade e fraternidade para com os que foram machucados e ofendidos.

    ResponderExcluir
  2. É muito importante citar o Movimento black lives matter presente nos EUA e que ficou muito forte após a morte de um americano Jorge Floyd . É um movimento atual, é que esta ganhando força no Brasil que é um país onde possui diversas etnias e raças que até hoje sofrem com o racismo presente em nossa sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escutem esse música, acredito que exprime bem o que fala no Texto

      https://www.youtube.com/watch?v=4PDpVNKZgKg&ab_channel=DaBabyVEVO

      Excluir
  3. Muito legal a importância que existe por trás do posicionamento de uma pessoa famosa e reconhecida por muitas outras pessoas.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a postagem, principalmente a conclusão, onde é citada a importância das autoridades governamentais assumirem posturas mais sólidas e rígidas pra quem desrespeita o próximo apenas pelo seu tom de pele, ou pela sua cultura, entre outros preconceitos.

    ResponderExcluir
  5. Historicamente os movimentos sociais foram organizados devido ao descontentamento da população, ou parte dela, em relação às políticas e estrutura da sociedade. Foi assim com os negros que organizaram diversos movimentos para ter seus direitos reconhecidos durante o Apartheid nos EUA, com as mulheres (Lei Maria da Penha, por exemplo), os trabalhadores que durante as décadas asseguraram seus direitos. Neste contexto é levantado através do movimento black lives matter a partir de 2013 incialmente por 3 mulheres os protestos contra a absolvição do policial no caso do jovem de 17 anos, Trayvon Martin. O movimento cresce e passa alcançar novos jovens em 2014, quando protestava contra a polícia pela morte de Michael Brown.

    ResponderExcluir
  6. Excelente texto, podemos ver nitidamente como uma pessoa influente e com posicionamento pode ajudar os movimentos.

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante o texto. Foi abordado um dos exemplos mais atuais da luta social por direitos individuais e coletivos. Entretanto, é uma pena que assim como a maioria dos movimentos sociais apesar de ser uma luta muito importante e valida, ela ainda sofre com os preconceitos e intolerância de agentes contrários aos ideais de uma sociedade democrática e justa para todos.

    ResponderExcluir
  8. Sensacional o vídeo contando a origem do movimento citado no texto. Não sabia quem eram as precursoras do movimento e achei a história bastante interessante.

    ResponderExcluir
  9. Pode-se perceber que os meios de comunicação (tv, jornais) já perderam o que podemos dizer o "monopólio", em outras palavras, muitos fatos relevantes vem à tona em tempo real, através das redes sociais, dos celulares que faz com que as notícias se propaguem muito rápido coletando provas reais sem a intervenção dos meios oficiais de comunicação, claro que tem um outro lado ruim as chamadas fake news, porém, através disso que podemos dar força as causas importantes na sociedade como por exemplo o Black lives matter e potencializando ainda mais com artistas famosos ganhando mais visibilidade nas causas sociais.

    ResponderExcluir
  10. Os movimentos sociais foram, têm sido e são as forças sociais que mais produzem ou produziram avanços na sociedade de uma maneira geral. Porque, a partir deles, diversos movimentos sociais vão reivindicando direitos que contemplam não apenas eles, mas a sociedade como um todo.

    ResponderExcluir
  11. Foi muito importânte essa citação tendo em vista que ganhou grande repercussão por conta da morte de maneira injusta de um cidadão nos EUA e que não era levado em consideração e muitas vezes era "colocado embaixo dos panos" e ganhou força depois desse caso ainda mais.

    ResponderExcluir
  12. Ficou ótimo a abordagem do conteúdo de maneira que trás os avanços na sociedade como um todo e a quebra de alguns tabus.

    ResponderExcluir
  13. Movimentos sociais não são simplesmente um movimento que não trará visibilidade pra história. O caso do Black Lives Matters é um exemplo disso, uma luta que aconteceu no Estados Unidos doeu o mundo todo já que essa luta não é exclusiva de um único país e sim de todo mundo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário