“Como cidadão, qual a importância da consciência social?”
Alunos: Abner Silveira Facina; Bruno Carlos, Guilherme Rodrigues, Renato Saraiva, Sarah Souto
É evidenciado que os hábitos sociais vêm se modificando ao decorrer dos anos. O fenômeno da Globalização demonstra como estas mudanças podem impactar o sistema econômico e político dos países, alterando gradativamente as vidas dos cidadãos. Deste modo, é imprescindível que a população obtenha consciência em relação aos seus hábitos voltados para o consumo, meio ambiente e para com o próximo, promovendo a harmonia social.
No que tange a definição de consciência social, pode-se defini-la como a maneira em que o indivíduo compreende a sociedade ao seu redor e, como os impactos das ações externas a este podem interferir nestes entendimentos. A sua grande importância consiste no modo em que a responsabilidade sobre as ações individuais são formadas. Ou seja, de que modo os valores das pessoas são moldados e como estes podem impactar de modo positivo a vida de outros seres.
Além disso, a consciência social também permeia os interesses das organizações. Ao longo do tempo as empresas começaram a agir perante as problemáticas levantadas devido a falta de consciência social. Houve grandes movimentos por parte do governo e da sociedade para que a noção de responsabilidade social fosse de fato considerada, e atualmente, pode-se perceber o quão importante esta se tornou, ao impactar diretamente na formação de ideias do consumidor perante a marca.
Pode-se perceber também, que os consumidores estão se tornando mais críticos e responsáveis em relação as escolhas de marcas, preferindo empresas que não tenham um "histórico" negativo. Um exemplo que evidencia tal ação, foi a morte de um cliente negro vítima de racismo, realizada por um segurança do hipermercado Carrefour no ano de 2020. Com a repercussão do fato nas redes sociais, a empresa sofreu várias represálias de seus consumidores e consequentemente teve queda de aproximadamente 2 bilhões de reais no valor de mercado.
Fonte: Twitter
Vale ressaltar que as corporações possuem enorme responsabilidade social, estas detém o poder de engajar pessoas, fazer e espalhar boas ações para seus clientes e parceiros, e por isso precisam zelar pela a imagem de sua marca, através de valores moldados sob a ética e empatia
Desta forma, é evidente o quão importante é a consciência social desenvolvida pelos cidadãos, de modo a promover o senso crítico e a responsabilidade social de cada indivíduo. Embora as empresas promovam estas ações sociais que aparentam serem voltadas para as problemáticas atuais, estas devem de fato agir em prol da causa e da sociedade e não somente visando os lucros. Ademais, nós como cidadãos devemos sempre nos informar para aguçar o senso crítico e agir sempre ponderando como nossas decisões irão impactar o próximo.
Importância da sustentabilidade social no índice de sustentabilidade econômica
O Banco Mundial divulga anualmente o ranking dos países com desenvolvimento econômico mais sustentáveis do mundo. A cada anúncio, a organização destaca a importância dos pilares econômico / social / ambiental como critério de pontuação.
O pilar social é importante na medida em que mede os níveis de mobilidade social e penetração dos benefícios do crescimento econômico. Sem o fator social, o crescimento econômico acaba gerando concentração de renda. Os fatores que favorecem a sustentabilidade social são principalmente o acesso amplo à educação e igualdade de gênero.
Países em que o desenvolvimento econômico robusto, como EUA e China, a desigualdade racial, econômica e de gênero acabam ficando em níveis mais baixos do ranking:
Notoriamente o investimento massivo em educação se mostra uma ferramenta importante para desenvolver a economia de forma sustentável, na medida em que distribui riqueza juntamente com crescimento econômico
Referências:
Carrefour perdeu 175 bi em valor de mercado, acesso em 06/04/2021, disponível em <https://www.poder360.com.br/economia/carrefour-perdeu-r-175-bi-em-valor-de-mercado-depois-da-morte-de-joao-alberto/>
Consciência Social, acesso em 06/04/2021, disponível em <https://blog.cvdonline.com.br/consciencia-social/>
Publicação de Brasil de Fato: Dia da Consciência Negra | Luto é verbo, disponível em <https://twitter.com/brasildefato/status/1329786743554535429>
Publicação de Visual Capitalist: Which Asian Economies Have the Most Sustainable Trade Policies?
<https://www.visualcapitalist.com/which-asian-economies-have-the-most-sustainable-trade-policies/ >
PETRILLI, Leonardo. Responsabilidade Social e Consumo: o posicionamento da sociedade no interior da Amazônia. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 5, p.28066-28077, may. 2020
Nossa achei muito bacana. Vocês pegaram temáticas muito atuais e trouxeram dados estatísticos para fixar a ideia. Muito Bom. Parabéns ao grupo.
ResponderExcluirTrouxe questões bem relevantes e atuais, com o caso citado no Carrefour, e sobre a responsabilidade social corporativa. Gostei muito dos dados e gráficos sobre a importância da sustentabilidade social no índice de sustentabilidade econômica, trouxe uma ótima perspectiva para melhorar o entendimento, parabéns!
ResponderExcluirCom o decorrer dos anos e com a evolução das coisas em geral, desde materiais até pensamentos e ações, a consciência social começou a ganhar mais espaço e importância tanto para as pessoas físicas como para as jurídicas. Nós, como indivíduos que estão cada vez mais próximos da informação, passamos a nos importar mais com assuntos relacionados ao meio em que estamos inseridos e às pessoas que estão no nosso convívio. Portanto, passamos a cobrar mais ações de respeito para com às pessoas e para com à natureza.
ResponderExcluirMuito interessante o assunto, pois é de extrema importância nos dias atuais!! Pois a responsabilidade e consciência social ocupa cada vez mais espaço na agenda das empresas, e isso se dá pelo fato dos consumidores estarem cada vez mais exigentes, observando não só preço e qualidade, mas também marcas e empresas sérias e comprometidas com a sociedade.
ResponderExcluirMuito show de bola, o tema é muito interessante, trás a tona problemas que muitas vezes não são reconhecidos e precisam de atenção!
ResponderExcluirParabéns ao grupo pela elaboração da postagem, é um tema muito importante e muito atual. A consciência social é um dever de todos.
ResponderExcluirO texto trouxe uma abordagem extremamente necessária para um debate voltado a consciência social, com o exemplo de um homem negro, que foi espancado em uma rede d0 Carrefour, nas redes sociais foi possível acompanhar ás diversas opiniões que a sociedade expôs, tanto em relação a criticas, como posições de luta pela vida independentemente da sua crença, raça e religião. Particularmente, vejo que neste caso ocorreu distinção de raça, e se fosse um homem branco o desfeixo poderia ter sido diferente. A inclusão do indivíduo na sociedade independentemente de raça, religão, sexualidade, poder aquisitivo, deveria em pelono século XXI não ser mais um tabu. Parabéns ao grupo pelo tema abordado.
ResponderExcluirMuito bem lembrado quando citam que os clientes estão bem mais concientes sobre as marcas que consomem. Devemos cada vez mais estarmos atentos a esse tipo de mercado que damos palco.
ResponderExcluirA importância da responsabilidade social corporativa tem aumentado com o decorrer dos anos. É muito interessante ver que as pessoas tem se importado com isso e que estão dando prioridades que acreditam nessa causa.
ResponderExcluirSim. A sociedade atual está cada vez mais engajada com a consciência e mudanças necessárias para a resolução e/ou diminuição dos problemas sociais. Por essa razão, para impactarmos a sociedade de forma positiva, buscamos não contribuir com estes problemas e sim tomar ações conscientes de como ameniza-los, e para tal, os indivíduos visam não apoiar/comprar marcas que não dão atenção a estes problemas, haja vista o fato que a maioria das organizações tem como prioridade o lucro e vai agir, de uma forma ou de outra, para evitar a perdas nesse sentido.
ResponderExcluirComo discutido no texto, a consciência social se tornou muito importante nos últimos anos. Existe uma maior preocupação por parte das grande corporações em se tornarem sustentáveis o que acaba atraindo também um maior número de clientes.
ResponderExcluirA consciência social é extremamente importante, como abordado pelo grupo existe vários casos recentes relacionados ao assunto (alguns infelizmente tristes) e apesar do tema estar ganhando amplitude e relevância, infelizmente a consciência social humana tem muito o que desenvolver ainda...
ResponderExcluirMuito interessante! As imagens exemplificam muito bem o texto . A sociedade está cada vez mais enganjada com a gestão social e sustentabilidade, criando assim um ambiente social cada vez mais comprometido com a prática de ações responsáveis no mundo corporativo e os rankings internacionais servem para impulsionar cada vez mais as práticas positivas.
ResponderExcluirMuito bacana a abordagem do assunto e a reflexão que trás quanto a sociedade num todo e a questão abordada em relação a sustentabilidade num todo.
ResponderExcluirMuito interessante a parte em que cita a parte empresarial, a importancia das grandes organizações em participar do meio social, incentivando na criação de projetos ou financiando projetos já existentes pois a imagem de grandes corporações impacta diretamente na sociedade.
ResponderExcluir