A importância e as vantagens para a empresa que desenvolve a sustentabilidade empresarial.

 


Arthur Palhares Teixeira Neto - 11721ADM029

Breno Merotti Crippa -11721ADM008

Karoline Pires Teodoro - 11721ADM001

Lucas de Moraes - 11711ADM007

Mariana Cardoso Torezam - 11721ADM007





Introdução


A sustentabilidade vai muito além da preservação da natureza, ela também se relaciona com o desenvolvimento social e econômico. Essa relação tripla, passou a ser parte dos objetivos sustentáveis das empresas como tripé da sustentabilidade. 

Para que uma empresa esteja alinhada com os objetivos da sustentabilidade, ela promove o seu desenvolvimento focando em pontos como qualidade de vida para os consumidores de seus produtos e serviços, maior qualidade de vida para seus colaboradores, promovem a diversidade e inclusão, buscam a lucratividade para ampliar seu impacto e tratam a ecologia como um valor.

O sistema da sustentabilidade empresarial ainda possui muitos desafios, mas algumas empresas se destacam quando esse é o assunto. As vantagens das companhias que atuam de forma sustentável impulsionam seus resultados e podem se diferenciar no mercado que atuam, assim como a Natura se destaca no setor de cosmética.



Vantagens


A sustentabilidade empresarial vai além das questões ambientais, respeita a preservação do meio ambiente e cativa funcionários a fazerem o mesmo, onde o sistema de gestão, a lucratividade e o bem-estar de colaboradores e consumidores estejam alinhados. Na implantação e desenvolvimento da sustentabilidade empresarial dentro das empresas, quando feita de maneira correta, consequentemente gera vantagens para a organização com uma publicidade positiva que ocasiona em uma vantagem competitiva,desenvolvimento e motivação dos colaboradores, investimentos em práticas sustentáveis, alterando a cultura organizacional e assim, motivando os funcionários a desperdiçarem menos (o governo oferece  benefícios fiscais para empresas que adotam práticas sustentáveis), expansão das oportunidades de negócios como investidores e empresas parceiras, auxílio no desenvolvimento sustentável da sociedade e uma redução de custos de produção, desde o uso de água e energia, até os materiais.


Desafios


Os desafios em relação à sustentabilidade estão presentes no nicho de mercado em que a empresa atua. Trabalhar com a produção de cosméticos e lidar com matérias primas vindas muitas vezes de lugares da natureza em que já existe uma história de exploração faz com que o desafio seja muito grande e presente em todos os passos. Além disso, para o produto chegar ao consumidor é preciso realizar uma grande quantidade de testes que em sua maioria dependem ainda de animais, o que é um grande dificultador falando em termos de produção sustentável. Este último fator recentemente foi abordado pela campanha Salve o Ralph da ong Humane Society e teve repercussão mundial.



Natura





A Natura é uma empresa que atua no setor de cosméticos e teve sua origem no ano de 1969. Hoje sua sede é em Cajamar, em São Paulo, e a empresa é conhecida por ser uma das empresas mais sustentáveis do mundo todo. 

Em 1983 a empresa foi pioneira no lançamento de refis, ou seja, fazendo com que o consumo de embalagens diminuísse drasticamente. 

No ano 2000 a Natura lançou o Natura Ekos, que é a linha de cosméticos mais sustentável da marca, suas embalagens são 100% recicláveis e ainda contém 50% de PET reciclável. Sem contar que a Natura Ekos utiliza ingredientes totalmente naturais provenientes de colheitas sustentáveis. Após 21 anos de criação, a linha celebra o marco de 2 milhões de hectares preservados de floresta, o que equivale a 2,7 milhões de campos de futebol. 

Desde 2007, a Natura é uma empresa considerada 100% carbono neutro, o que significa que ela se preocupa com a emissão de carbono desde o início da cadeia de produção até o seu descarte. Com essa atitude, já foi possível constatar a redução de 908 toneladas de CO2, o que pode ser entendido como a poluição gerada por 156 mil voltas de carro ao redor do planeta Terra. 

Assim, a Natura sempre busca alinhar a qualidade dos seus produtos com a qualidade de vida de cada consumidor, fazendo com que o consumo consciente seja cada vez mais presente na vida de cada um. 


Conclusão


O impacto causado pela sustentabilidade empresarial deve ser valorizado em toda sua proposta, visto que, apesar de ainda existirem dificuldades, são essas grandes empresas que abrem caminhos e inspiram novos empreendedores. Através do caminho trilhado é possível que novas empresas sigam esses passos com maior sabedoria e facilidade, lutando e valorizando a sustentabilidade em todos seus caminhos. Também é importante destacar que os valores pregados pelas companhias são comumente adotados pelos seus colaboradores e clientes, criando uma rede consciente que pode ser capaz de influenciar mais ambientes e pessoas. 



Sugestão de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hVFFIYV0W-k


Referências 


DOS SANTOS, Élcio Henrique; DA SILVA, Mirela Auxiliadora. SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: UM NOVO MODELO DE NEGÓCIO. Revista Ciência Contemporânea, v. 2, n. 1, p. 75-94, 2017.

 

Natura é uma das empresas mais sustentáveis do mundo. Disponível em: <https://www.natura.com.br/blog/mais-natura/natura-e-uma-das-empresas-mais-sustentaveis-do-mundo> Acesso em: 27 de maio de 2021. 

 

Natura Ekos: É tudo uma natureza. Disponível em: <https://www.naturabrasil.fr/pt-pt/acerca-da-natura-brasil/as-nossas-gamas/ekos>.  Acesso em: 27 de maio de 2021. 


https://www.publicitarioscriativos.com/campanha-salve-o-ralph-pede-o-fim-dos-testes-em-animais-e-pressiona-marcas-que-ainda-usam-este-meio/


Comentários

  1. Existem diversas empresas que utilizam a sustentabilidade como maneira de agradar os stakeholders e a sociedade de maneira geral. O que não é o caso da Natura, que evidência em seus produtos uma preocupação maior com o meio ambiente .

    ResponderExcluir
  2. A questão da influência e impacto que a Natura e empresas sustentáveis do mesmo porte têm sobre o mercado sustentável é importantíssima, pois essas grandes empresas servem de espelho para empresas menores que não tem muito essa visão sustentável do negócio, e esse impacto faz com que todos passem a dar mais valor para essa área, inclusive os clientes.

    ResponderExcluir
  3. Além de apresentar um impacto é uma ótima opção para apresentar vantagem competitiva no mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de apresentar um impacto é uma ótima opção para apresentar vantagem competitiva no mercado.

      Excluir

Postar um comentário