Sustentabilidade nas organizações: Importância e Vantagens

 


Bruna Barbosa
Isadora Prado
Mila Bittar
Rodrigo Arroyo
Samanta Satto


A sustentabilidade organizacional segundo Araújo et al. (2006), são as ações que as organizações realizam visando à promoção de programas sociais e à redução dos impactos ambientais e se mantendo economicamente viável no mercado. O mesmo autor afirma que uma organização ecologicamente sustentável está agindo de forma socialmente responsável atendendo o interesse dos stakeholders que afetam ou são afetados por suas atividades, Nidumolu, Prahalad and Rangaswami (2009) e Lange, Busch e Delgado-Ceballos (2012), complementam e afirmam que a busca pela sustentabilidade não precisa e nem é financeiramente inviável como muitos empresários e organizações julgam ser, pensar e agir sustentavelmente pode reduzir custos e aumentar as receitas, sendo a base para inovações, percebemos assim sustentabilidade como um diferencial competitivo para as organizações, proporcionando uma maior eficiência e ganhos de desempenho através da inovação.                                                Noguti et al. (2008), comprovam que a empresa Natura é uma empresa que se preocupa com o desenvolvimento sustentável e responsabilidade social e que a organização consegue aplicar plenamente os conceitos sustentáveis equilibrando os ganhos financeiros com a amenização de impactos ambientais, reduzindo seus resíduos e procurando reciclar seus produtos, além de diversos projetos sociais, os mesmos autores demonstram relatórios da GRI que permite apresentar para o mercado e para as partes interessadas as performances econômica, ambiental e social, que a Natura apesar de aplicar politicas sustentáveis é líder de mercado e seu faturamento vem aumentando a cada ano.                              

 Nos últimos anos, muitas empresas fizeram um enorme progresso em termos de sustentabilidade já que esse assunto se tornou uma preocupação para o consumidor final. Segundo a mais recente pesquisa ambiental da Tetra Pak, dois terços dos consumidores optam conscientemente por evitar marcas ou itens específicos, devido a preocupações ambientais, um número que aumentou 26% nos últimos seis anos.

Os grandes impactos da atividade humana, principalmente a industrial, sobre a natureza já provocaram danos profundos e alguns irreversíveis. Por isso, é importante destacar aquelas empresas que tem a preocupação socioambiental e procuram ser sustentáveis, ou seja, equilibrar seu desenvolvimento para ter um impacto negativo mínimo em seu ambiente global e local.                                                                           Como exposto a Natura Cosméticos é um grande case nacional de empresa sustentável reconhecida por ser uma fabricante de produtos de beleza, tem um verdadeiro  processo de branding utilizando os conceitos de sustentabilidade como estratégia. Para isso, a marca utiliza boas estratégias de marketing e projetos colaborativos com comunidades tradicionais. A Natura desenvolve parcerias com produtores rurais para a exploração consciente e o manejo controlado de algumas das riquezas naturais do país: castanha do pará, erva doce, dentre outros.                                    As causas e as escolhas que a empresa faz é com o objetivo de deixar o mundo mais bonito e ser uma empresa sustentável:

  •  Amazônia Viva
  •  Mais Beleza
  •  Menos Lixo 
  • Cada Pessoa Importa. 

Para defendê-las, eles criaram uma série de compromissos, definidos no documento Visão de Sustentabilidade 2050. Além disso, eles investiram em um modelo de desenvolvimento que valoriza o manejo da Floresta Amazônica e práticas agrícolas sustentáveis, combatendo o desmatamento.                                                                          

É por isso, entre outras razões, que eles fazem parte do movimento B-Corp – grupo mundial de empresas que unem lucro com benefícios socioambientais – e a marca Ekos tem o selo UEBT (Union for Ethical Biotrade), que reconhece que usam ingredientes de origem sustentável e mantém uma relação ética com comunidades fornecedoras. 90% das fórmulas são feitas com ingredientes naturais e, portanto, renováveis. Eles unem os ativos mais eficazes da biodiversidade brasileira com as substâncias mais potentes da ciência mundial. Também os produtos não são testados em animais desde 2006. Para eles, natureza, beleza e tecnologia podem e devem caminhar juntas. A empresa é guiada pelo compromisso de desenvolver produtos que expressam valores e práticas sustentáveis, por isso, existe um documento chamado visão 2050 com todas as  metas a médio e a longo prazo da empresa.

Referências:

ARAÚJO, G. C.; BUENO, M. P.; SOUSA, A. A.; MENDONÇA, P. S. M. Sustentabilidade empresarial: Conceitos e Indicadores. In: CONGRESSO ONLINE, 3, 2006, Anais... III CONVIBRA, 2006, p. 1-20.

LANGE, D. E.; BUSCH, T.; DELGADO-CEBALLOS, J. D. Sustaining Sustainability in organizations. Journal of Business Ethics, v. 110, n. 2, p. 151-156, 2012.

MEIO SUSTENTAVEL. Disponível em:< Empresas sustentáveis: as tops 5 do Brasil e as tops 20 do mundo - Meio Sustentável (meiosustentavel.com.br)>acesso em: 23 de maio de 2021.

NIDUMOLU, R., PRAHALAD, C. K.; RANGASWAMI, M. R. Why sustainability is now the keydriver of innovation? Harvard Business Review, v. 87, n. 9, p. 56-64, 2009.

NOGUTI, M. B.; CAMPOS, S. V. B.; RODRIGUES, T, M.; PULLIG, T.; DIAS, J. C. Sistema de Gestão Ambiental – Natura Cosméticos S/A. In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 4. 2008, Niterói. Anais... Niterói: CNEG, 2008, p. 1-19.

Comentários

  1. Acho que hoje pode-se pensar em sustentabilidade organizacional como uma estratégia, porém, daqui uns anos isso não será mais como uma estratégia mas sim como uma obrigação que todos terão que seguir para podemos continuar vivendo com que sobra de recursos naturais ou tentando amenizar os impactos causados ao longo dos anos. Mas é melhor fazer algo mesmo que estratégico do que não fazer nada. Mas tem se visto muitas pessoas realmente preocupadas com as situações no mundo e isso vem ganhando muita força, o que contribui para a mudanças que tanto queremos.

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  2. Ótimo artigo. Mostrou exemplos reais e destacou a importância da sustentabilidade no meio gerencial.

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  3. Parabéns ao grupo! É muito importante a gestão social e sustentabilidade, um exemplo é a substância Triclosan presente na maioria dos produtos de higiene pessoal que é considerado tóxicos para seres vivos, provocando efeitos danosos à saúde (como a progressiva perda de peso e diarreia) e é altamente prejudicial para pele, olhos e mucosas humanas. E a maioria dos produtos possuem essa substância, como, shampoo, condicionador, sabonete, desodorante. Por esses e outros motivos é muito importante buscar sempre as marcas voltadas para sustentabilidade, a fim de minimizar o teste em animais, utilização de produtos nocivos a saúde entre outros. Uma indicação, perfil @novosprodutos e @menos1lixo no Instagram sempre apresenta produtos novos voltados para sustentabilidade, alimentação, hidratante caseiros.
    Para as mulheres da turma: Usem coletor menstrual, adquiri na pandemia, sustentável, econômico, e higiênico!!
    Marcela Gerardi

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