Lutas Sociais e Deveres dos Cidadãos
BRUNO EDUARDO SILVA - 11721GIN015
LIZANDRA GONÇALVES FARIA - 21711ADM036
MATEUS RAMOS GONÇALVES - 11621ADM038
NATÁLIA GURGEL SOUSA - 11521ADM209
TATIANE MARQUES ALVES SILVA - 21711ADM019
INTRODUÇÃO
Os movimentos sociais são sujeitos sociopolíticos com caráter de ações coletivas, e são considerados por vários analistas e consultores de organizações internacionais como elementos e fontes de inovações e mudanças sociais. Os movimentos sociais são vistos também como aqueles que possuem reconhecimento de que detêm um saber que são de práticas cotidianas passíveis de serem apropriadas, é uma forma da população se organizar, expressar os seus desejos e exigir os seus direitos.
Os movimentos sociais originam-se das lutas sociais, que ao longo do tempo transforma e alocam mudanças estruturais em toda a sociedade, a década de 70 é um bom exemplo para o surgimento dos movimentos sociais, pois nesse período existiam fortes opositores contra o regime militar no Brasil. Portanto, os movimentos sociais possuem um papel fundamental para a formação de uma sociedade democrática, atualmente os movimentos baseiam-se em sua grande maioria em questões identitárias que representam categorias como gênero, raça e orientação sexual.
Um dos mais antigos movimentos que foi um marco crucial para o princípio de movimento social foi a Queda da Bastilha, no qual, marcou a Revolução Francesa no século XVIII sendo responsável pela queda da monarquia absolutista francesa. A participação cidadã na política e a reivindicação do direito ao voto é considerado um outro movimento com grande impacto na sociedade que foi organizado pelo movimento Sufragista, primeiro acontecimento do feminismo.
Os principais movimentos sociais no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS), Movimentos Feministas, Movimentos contra a homofobia como o Movimento LGBTQ+ e também movimentos em defesa das mulheres, negros e índios. Os movimentos lutam pela mesma causa, com o objetivo de alguma reestruturação social que possa garantir os seus direitos de cidadãos.
Os Movimentos sociais são de extrema importância para transformações de impacto na sociedade, que visam garantir a equidade a fim de gerar justiça para todos, visto que de acordo com o artigo 5º da Constituição Brasileira "Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.
Em se tratando da Cidadania, é um composto de direitos e deveres, no qual, o cidadão está sujeito na sua convivência com a sociedade que ele está inserido. Um exemplo disto é o Estado Moderno brasileiro, que corresponde com uma nação, da qual todos fazemos parte, somos uma pequena parte que formam esse todo.
Movimentos sociais na primeira década no novo século no Brasil
Na atualidade, os movimentos sociais são distintos dos ocorridos do final da década de 1970 e parte dos anos 1980 (movimentos populares reivindicatórios de melhorias urbanas articulados com pastorais, grupos políticos de oposição ao regime militar etc.), embora alguns dos atuais movimentos ou quadros de suas assessorias sejam herdeiros daqueles dos anos 1980. Naquela década, os movimentos lutavam para ter “direito a ter direitos” Segundo Karl Marx, a ebulição dos movimentos sociais contra o capital e o Estado é que possibilitam as mudanças em uma sociedade. Nós acrescentamos que essa ebulição deve acontecer para que a sociedade lute, também, contra a discriminação, preconceito e a segregação social.
Como só podemos falar em direitos se contemplarmos o universal, observamos que aqueles movimentos não estavam autocentrados. Embora não tivessem ainda a circulação em espaços nacionais e transnacionais que se tem hoje, a maioria deles não estava voltada apenas para si próprios, olhavam para o outro, até para poder construir a própria identidade, segundo o efeito do espelho – como diria Lacan, miravam-se no(s) outro(s)
Do que se trata sob o nome “movimento social” habitualmente se incluem múltiplas experiências e organizações bastante diferenciadas: movimentos populares, associações, sindicatos de trabalhadores, pastorais sociais, projetos econômicos alternativos, economia solidária, fóruns, comissões, conselhos, coordenações, campanhas etc. Numa palavra, em sentido amplo, podemos dizer que há movimento social lá onde grupos se movem, em geral para reivindicar direitos e provocar alteração na ordem sociopolítica existente.
Seria bom, nesse momento, lembrar a imensa diversidade das iniciativas populares, que nós chamamos de espontâneas, sem dar muito valor porque, talvez, não se encaixam na nossa visão de organização nem são por nós conhecidas. Algumas são ligadas a partidos ou, o mais das vezes, independentes deles. Outras emergem dos setores populares, com ou sem apoio de outros segmentos, apoio mais discreto ou mais diretivo, não raro com recursos intelectuais e materiais.
O Papel da Cidadania
Neste quesito, a cidadania possui uma enorme importância, pois é por meio dela que o movimento social se origina ou deve-se originar, pois é ela que instiga uma ou mais pessoas a lutar por uma causa. Por meio da cidadania, compreende-se os papéis individuais e coletivos, trazendo a noção de direito e deveres, assim, quando algo sai dessa linha, o cidadão sente-se insatisfeito e até ferido, assim instigado a lutar, e não a lutar só por si, mas por toda uma sociedade e Estado, para uma reconstrução. Todos os movimentos sociais que causaram uma revolução vieram do papel crucial da consciência da cidadania. (PACHECO, 2020)
Conclusão
Assim, a cidadania é motor, o impulsionador dos movimentos sociais, que são imprescindíveis para se obter uma nova ordem, que traga certos direitos igualitários, no Estado e na sociedade como um todo, quando o Estado e até parte da população não atende às necessidades humanas de respeito, direitos e valores, por conta de discriminações, sejam elas de quaisquer tipos, raciais, religião, sexuais. São movimentos que inserem a sociedade e até mesmo o Estado em um novo patamar e em uma nova concepção, trazendo revoluções sociais e o exercício da cidadania. Como vê-se no texto, ainda são necessárias grandes mudanças no Brasil, e um dos principais movimentos que procuram trazer igualdade são Movimentos Feministas, Movimento LGBTQ+, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto e movimentos em defesa dos negros e índios.
Referências
GOHN, Maria da Glória. Desafios dos movimentos sociais hoje no Brasil. SER social, v. 15, n. 33, 2013.
PACHECO, Michelle Aparecida Acacio. As manifestações sociais como exercício da cidadania no Estado Democrático de Direito. Revista de Direito, v. 12, n. 02, p. 01-32, 2020.
PORFÍRIO, Francisco. Sociologia: movimentos sociais. Movimentos Sociais. 2019. Disponível em: https://www.politize.com.br/movimentos-sociais/#:~:text=Al%C3%A9m%20disso%2C%20movimentos%20como%20o,considerados%20grandes%20movimentos%20sociais%20brasileiros.. Acesso em: 20 abr. 2021.
PONCHIROLLI, Rafaela. Participação e Cidadania: o que são movimentos sociais?. O que são movimentos sociais?. 2019. Disponível em: https://www.politize.com.br/movimentos-sociais/#:~:text=Al%C3%A9m%20disso%2C%20movimentos%20como%20o,considerados%20grandes%20movimentos%20sociais%20brasileiros.. Acesso em: 20 abr. 2021.
https://lavits.org/
É através desses movimentos sociais que a sociedade vai progredindo em todos os aspectos. E reforça ainda mais o papel importante que esse movimentos têm para o mundo como podemos ver nos eventos passados que a humanidade conquistou muitos direitos. E reforçando sobre uma frase que foi escrita em um artigo sobre cidadania: " [...] não há democracia sem cidadania".
ResponderExcluirExatamente. Nossa sociedade evoluiu e muito através da luta de movimentos sociais que representam e defendem causas e direitos coletivos e individuais. Esses movimentos sociais eram e ainda são o maior exemplo de exercício ativo da cidadania na luta democrática.
ResponderExcluirO Tema é muito relevante e atual, os movimentos sociais são o fruto dessas lutas sociais e criam o impacto e a mudança necessária para o objetivo que foram criadas. Achei importante como o papel da cidadania foi citado, sendo ele realmente um motor impulsionador dos movimentos.
ResponderExcluirO tema é de extrema importância, os movimentos sempre foram e são muito essenciais para a humanidade. É com eles que garantimos os nossos direitos e dos que nos rodeiam. (Mariana Torezam)
ResponderExcluirO texto enfatizou bem a importância dos movimentos sociais para a construção de uma sociedade mais igualitária. Nos dias de hoje, esse se torna um assunto com bastante impacto na vida de qualquer grupo, pois lutar por uma causa e ser movido pela cidadania pode, sim, mudar a trajetória da política, do meio ambiente e da sociedade em geral.
ResponderExcluirEu gostei bastante da forma como o grupo sintetizou as ideias e também ao relacionar q questão social envolvida no conceito de cidadania, que é muito difundido na nossa sociedade atual.
ResponderExcluirOs movimentos sociais são de extrema importância em todos os lugares do mundo, parindo de princípios igualitários e democráticos, pois são temas que nem deveriam ser discutido e sim exercido por todos, pois todos somos iguais perante às leis.
ResponderExcluirRealmente muito relevante a presença dos movimentos sociais, na pandemia isso ficou ainda mais claro. Em muitas famílias a ajuda desses movimentos chegou muito antes que o governo e é a partir de muitos projetos que surgem políticas públicas que fazem sentido.
ResponderExcluirMovimentos de cunho social, com temáticas que abranja a política, direitos sociais, sociedade, economia etc., são inevitáveis para a formação de um país mais justo e igualitário, com a inclusão de todos. Os protestos em prol de mudanças no comportamento da sociedade e dos líderes políticos são o motor para a tentativa de alterações na forma de pensar, de gerir e de tratar os cidadãos. Por isso, a importância das lutas individuais e coletivas.
ResponderExcluirOs movimentos sociais são essenciais na busca pela igualdade e com certeza é uma das formas mais importantes de se fazer ouvir as minorias. É por meio deles que se conseguiram muitas conquistas e são eles que possibilitam uma maior inclusão e gera reflexões importantes para nós enquanto cidadãos.
ResponderExcluirUm assunto necessário para os dias atuais, pois os movimentos sociais constituíram a tática mais adequada na defesa dos direitos da cidadania, pois aprimorou a democracia ao permitir que os indivíduos, as minorias e, mesmo, as maiorias oprimidas, participassem diretamente do processo político. Então devemos dar a devida atenção a esses movimentos, pois se eles não existissem, muita coisa seria diferente nos dias de hoje.
ResponderExcluirAs lutas sociais são fundamentais na atual sociedade, tendo em vista que a população que muitas vezes não possuem uma condição financeira são muito prejudicadas nos seus direitos, logo, com as lutas sociais juntamente com outras pessoas os direitos podem ser conquistados para conseguirem uma maior inclusão.
ResponderExcluirOs movimentos de cunho sociais são de extrema importância dada a atual situação que vivemos no mundo hoje. É importante que abranja alguns temas como política, direitos sociais, economia, entre outros. A inclusão deve ser feita, independente de qualquer coisa já que somos todos iguais com nossas diferenças.
ResponderExcluir