Movimentos Sociais e Cidadania
Alunos: Abner Silveira Facina; Bruno Carlos; Guilherme Rodrigues; Renato Saraiva; Sarah Souto Os movimentos sociais surgiram a priori na metade do século XVIII na França. Impulsionado pela sua população, na qual sofria grandes injustiças sociais, com a riqueza do país mal distribuída e o pagamento de tributos abusivos. Com isso, ao longo do tempo tornou-se evidente a presença de movimentos sociais, que tem por finalidade a reivindicação de direitos, através de ações coletivas de caráter sociopolítico.
Nesta perspectiva, a cidadania anda lado a lado com os movimentos sociais, visto que esta se define por um composto de direitos e deveres, cujo o cidadão está sujeito na sua convivência com a sociedade na qual está inserido. Desta forma, os movimentos sociais são expressões da própria cidadania. Indivíduos que atuam com interesses plurais, comuns e engajados são responsáveis pela criação de movimentos que transformam a sociedade.
Pode-se citar vários movimentos sociais, de suma importancia para a transformação do contexto social vigente e em outras épocas, contextos no quais eram e são marcados pela discriminação racial, social, de classe, entre outros. Um destes movimentos de grande significado para a história da humanidade, foi o movimento liderado por Martin Luther King, que lutou pelo fim da segregação racial instaurada nos EUA.
Sua trajetória foi marcada por muitas lutas e conquistas, em 1963, o ativista político liderou a Marcha para Washington, um movimento de luta pelo fim da segregação racial. No qual realizou o discurso “Eu tenho um sonho, que clamava por uma sociedade de liberdade e igualdade”. Contudo, o líder político foi detido em muitas ocasiões, além de ser criticado e sofrer ameaças por seus posicionamentos.
Foi através do movimento liderado por Martin Luther King que houve a aprovação da Lei dos Direitos Civis, na qual garantia o direito ao voto para pessoas negras. É evidente que muitas ações ainda devem ser realizadas para que injustiças sociais, como o racismo, acabem. Contudo, é evidente que os movimentos sociais são essenciais para a garantia de uma sociedade justa e igualitária.
Outro movimento que podemos evidenciar é o Black Lives Matters, que surgiu em 2013, porém ganhou maior ascensão em 2020, após a morte do cidadão afro-americado George Floyd nos EUA. O Black Lives Matter é um movimento ativista internacional, com origem na comunidade afro-americana, que tem a finalidade de lutar contra a violência direcionada às pessoas negras.
Tal movimento resultou em um impacto mundial, incluindo o Brasil, visto que este também possui a finalidade de protestar contra a violência policial. No Brasil, segundo dados da CPI do Senado Federal é demonstrado que, a cada 23 minutos um jovem negro é assassinado no pais. São ações inaceitáveis como estas que tornam o movimento social de suma necessidade, para demonstrar e dar voz à indignação dos cidadãos e, consequentemente, resultar em melhorias que alcancem a harmonia social.
Portanto, os Movimentos sociais são importantes para dar visibilidade aos socialmente, mas também economicamente, invisíveis. Pois, através destes há cobranças para mudanças, reivindicações para transformações e demonstração da insatisfação dos indivíduos. Ademais, evidencia que além de deveres, os cidadãos possuem direitos que devem ser respeitados pelo estado e por toda sociedade.
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2016/06/06/a-cada-23-minutos-um-jovem-negro-e-assassinado-no-brasil-diz-cpi.htm
http://www.palmares.gov.br/?p=9934
O texto trouxe casos reais para exemplificar e explanar a importância que um movimento social tem na história de um país e que, consequentemente e possivelmente, pode se espalhar pelo mundo, levando a mensagem para outros países e culturas. É nesse ponto que pode-se compreender a relevância de lutar por uma causa coletiva, porque, na maioria das vezes, essa luta se estende para outras regiões que também sofrem com esse determinado problema.
ResponderExcluirEu adoro a história de Martin Luther King e gostei bastante ao grupo citar esse que pra mim é o maior exemplo de movimento social que o mundo já presenciou. Além, de citar também questões atuais que envolve o direto do cidadão em relação a desigualdade social. Muito legal o texto.
ResponderExcluirO movimento social, como abordado pelos autores e exemplificado por 2 grandes líderes sociais que lutaram pelos direitos das pessoas negras retrata um tema bastante atual, e de consquista, porém, aborda um tema de grandes polêmicas e desrepeito ás pessoas negras. Como por exemplo: Além do problema em relação às cotas, os negros são alvos recorrentes de racismo, seja ele de forma velada ou explícita. Jogadores de futebol chamados de “macacos” em estádios; Mensagens ofensivas destinadas a atores, jornalistas e atletas negros por meio das redes sociais – como o caso nacionalmente conhecido, relacionado à jornalista Maria Júlia Coutinho; Alunos em idade escolar alvo de preconceito por seus cabelos (essa semana tivemos um caso de ataque a filha da participante POCAH do Big Brother Brasil, vitima de ataques racistas nas redes sociais). São apenas uma pequena amostra de como o racismo ainda persiste na cultura brasileira, mesmo sendo um país de tanta diversidade cultural e étnica.
ResponderExcluirBastante interessante os exemplos que trouxeram sobre o tema "movimentos sociais". Todos estes foram e são, realmente, muito importante para a sociedade em que vivemos. Parabéns ao grupo.
ResponderExcluirMuito bacana os exemplos citados, apesar de épocas diferentes existe uma grande semelhança na maneira que as ações se desencadearam e fizeram muitas pessoas que se sentiam indignadas, perceberem que não estavam sozinhas e que juntas poderiam trazer mudanças.
ResponderExcluirMuito interessante o texto, é sempre importante olhar pro passado e identificar o caminho que nos trouxe até aqui, é uma luta de tanto tempo que as vezes parece que andou a passos tão lentos e ainda vivemos em um mundo com tanta diferença social e tanto preconceito, e os movimentos sociais são fundamentais para que todos nós lutemos por direitos iguais.
ResponderExcluirInteressante o texto. Percebe-se a conexão histórica dentre os dois exemplos de luta social citados e a importância do movimento para a evolução politico-democrática atual, bem como a essencialidade dos direitos conquistados por anos e anos de luta. Entretanto, é triste o fato que em pleno ano de 2021 ainda é necessário movimentos que visem os direitos básicos do individuo, tal como terem suas vidas respeitadas e suas existências visibilizadas.
ResponderExcluirMuito legal a forma como abordaram o tema e trouxeram exemplos reais, históricos e atuais, que ilustram muito bem a ideia dos movimentos sociais. Percebe-se que estes movimentos são muito relevantes pois marcam a história e a vida das pessoas envolvidas.
ResponderExcluirUma palavra que me chamou atenção no texto foi a palavra visibilidade, e realmente é o que ocorre ou pelo menos tenta-se fazer. O que quero dizer é que muitos das adversidades sejam eles quais forem, precisa trazer a tona, mostrar, deixar visível que esse problema existe e precisa ser resolvido. Portanto, podemos ver ou melhor entender o papel da cidadania e os movimentos sociais na sociedade, pois só assim podemos construir um mundo onde todos têm seu papel, ou seja, seu direitos e deveres para a construção de um mundo melhor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOs movimentos sociais são ações coletivas mantidas por grupos organizados da sociedade que visam lutar por alguma causa social. Dessa forma, achei muito válido trazer esse assunto para podermos discutir e entendermos os objetivos desses movimentos.
ResponderExcluirMuito interessante o tema tendo em vista que trouxeram exemplos reais e que aconteceram, fazendo com que por ser um fato verídico há uma visibilidade maior, e pode ser passado de geração a geração pois ficará para a história por conta da sua importância.
ResponderExcluirImportante frisar esses exemplos de superação e o que temos vivenciados no momento com essa quebra de paradigma..
ResponderExcluirKing não foi apenas um líder, ele acreditava no que estava pregando e começou dizendo o porque disso para as pessoas. Os movimentos sociais são de extrema importância para mostrar quais as dores de um país, para lutar por algo que uma multidão acredita. É colocar em jogo as adversidades de um país.
ResponderExcluir