Empreendedorismo Social no Brasil
Danielle dos Santos Ceretta
Lucíola de Moraes Teodoro da Costa
Maxwell Tasse Marques
O tema Empreendedorismo Social é um tema que vem sendo cada vez mais discutido e explorado entre o meio corporativo. Compondo a necessidade das organizações de entender melhor esse mundo das causas sociais e abraçar essa ideia de forma verdadeira.
Alguns autores descrevem um pouco o significado desse termo empreendedorismo social:
“O empreendedor social é uma das espécies do gênero dos empreendedores. [...] São empreendedores com uma missão social, que é sempre central e explícita.” Leite (2002)
“Os empreendedores sociais possuem características distintas dos empreendedores de negócios. Eles criam valores sociais pela inovação, pela força de recursos financeiros em prol do desenvolvimento social, econômico e comunitário. Alguns dos fundamentos básicos do empreendedorismo social estão diretamente ligados ao empreendedor social, destacando-se a sinceridade, paixão pelo que faz, clareza, confiança pessoal, valores centralizados, boa vontade de planejamento, capacidade de sonhar e uma habilidade para o improviso.” Ashoka Empreendedores Sociais e Mackisey e Cia. INC (2001)
“Quando falamos de empreendedorismo social, estamos buscando um novo paradigma. O objetivo não é mais o negócio do negócio [...] trata-se, sim, do negócio do social, que tem na sociedade civil o seu principal foco de atuação e na parceria envolvendo comunidade, governo e setor privado, a sua estratégia.” Melo Neto e Froes (2001)
“Empreendedores sociais, indivíduos que desejam colocar suas experiências organizacionais e empresariais mais para ajudar os outros do que para ganhar dinheiro.” Rao (2002)
“Constituem a contribuição efetiva de empreendedores sociais inovadores cujo protagonismo na área social produz desenvolvimento sustentável, qualidade de vida e mudança de paradigma de atuação em benefício de comunidades menos privilegiadas.” Rouere e Pádua (2001)
O empreendedorismo social é uma causa que abrange o mundo inteiro e não poderíamos deixar de citar que o Brasil também faz parte dessa estatística, temos vários empreendedores sociais lutando junto a essa causa, para proporcionar um oportunidades aos menos favorecidos.
No Brasil, as primeiras iniciativas no campo do empreendedorismo social surgiram na década de 1980, "ante a crescente problematização social, a redução dos investimentos públicos no campo social, o crescimento das organizações do terceiro setor e da participação das empresas no investimento e nas ações sociais", segundo Oliveira (2004).
As iniciativas dos empreendedores sociais brasileiros são voltadas para as faixas populacionais contempladas pelos programas governamentais “Brasil Sem Miséria” e “Bolsa Família”.
No Brasil, os empreendedores sociais procuram realizar parcerias estratégicas, visando construir cadeias híbridas de valor. Como exemplo, o empreendimento social CDI Lan, cuja missão de promover a capacitação profissional e a inclusão bancária da população de baixa renda baseia-se na colaboração inter-organizacional por meio de parcerias para formalizar as lan-houses localizadas nas comunidades de baixa renda e transformá-las em negócios rentáveis e legalizados. Com a Microsoft, a parceria visou a oferta de um pacote de software a preços acessíveis ao público-alvo. Outra parceria foi com o Banco Itaú, para oferecer microcrédito e financiar as lan houses. Com o Banco do Brasil, a parceria foi realizada para que as lan-houses atuarem como correspondentes bancários e oferecessem serviços financeiros para o público-alvo.
A organização Ashoka tem promovido o modelo de cadeia híbrida de valor, apoiando a formação de parcerias entre empresas globais, negócios sociais, organizações da sociedade civil e órgãos governamentais, como no programa “Moradia para Todos”, que objetiva facilitar o acesso à habitação para a população de baixa renda, com a parceria da Fundação Hilti, na Colômbia, no Egito e na Índia. No Brasil, foi criado o programa “Clube da Reforma”, com soluções integradas para a reforma das casas da população de baixa renda em Fortaleza, incluindo o acesso ao crédito e a orientação técnica
A Ashoka é uma organização sem fins lucrativos que lidera um movimento global para criar um mundo no qual todas e todos se reconheçam como agentes de transformação positiva na sociedade. Criada em 1980 na Índia e presente desde 1986 no Brasil, considerada a 5ª ONG de maior impacto social no mundo, segundo a publicação suíça NGO Advisor.
Para atingir seu objetivo, eles atuam como um importante elo de pessoas, de organizações e de setores. Já reconheceram mais de 3.500 empreendedores sociais no mundo todo, 376 no Brasil, e 300 Escolas Transformadoras, 18 delas no país.
A estratégia é criar redes e vínculos que proporcionem o fortalecimento de uma massa crítica capaz de incidir em políticas públicas e em instituições -governamentais, não-governamentais e empresariais-, produzir conhecimento e dar visibilidade a soluções inovadoras e de impacto sistêmico para problemas sociais.
Trazendo um pouquinho para perto de nós podemos citar a ONG Ação Moradia que é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que desde 1993 atua pelo desenvolvimento de vínculos comunitários, promovendo educação e cultura para famílias em situação de vulnerabilidade social localizadas na região do grande Morumbi em Uberlândia. Ela possui os projetos e programas abaixo.
REFERÊNCIAS
ASHOKA EMPREENDEDORES SOCIAIS; MACKISEY E CIA. INC. Empreendimentos sociais sustentáveis. São Paulo: Peirópolis, 2001.
LEITE, Emanual. Incubadora social: a mão visível do fenômeno do empreendedorismo criando riqueza. In: IV ENCONTRO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO - ENEMPRE. Anais... Santa Catarina: UFSC/ENE, 2002
MELO NETO, Francisco Paulo de; FROES, César. Gestão da responsabilidade social corporativa: o caso brasileiro – da filantropia tradicional à filantropia de alto rendimento e ao empreendedorismo social. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.
RAO, Srikumar. Renasce o imperador da paz. Forbes, v. 162, n. 5, 7 set. 1998. Disponível em:<https://www.ashoka.org/pt-br> . Acesso em: 12 mai. 2021.
ROUERE, Mônica de; PÁDUA, Suzana Machado. Empreendedores sociais em ação. São Paulo: Cultura Associados, 2001.
AÇÃO MORADIA, construindo dignidade. Disponível em: <https://beta.acaomoradia.org.br/>. Acesso em 12 mai. 2021.
LIMEIRA, T. M. Empreendedorismo social no Brasil: Estado da arte e desafios. Inovação em cidadania empresarial, 2015.
Interessante o texto, não conhecia os programas da ação moradia e seus impactos comunitários. De fato é muito importante conhecer os diversos empreendimentos sociais que se encontram a nossa volta, para que possamos não somente apoia-los e divulga-los mas também buscar contribuir com as ações de melhoria sócio empreendedora.
ResponderExcluirAchei muito interessante esse trabalho, pois algumas coisas que foram ditas eu não conhecia ou só tinha ouvido falar por alto. O empreendedorismo social é algo muito valioso nos tempos de hoje, pois eles se preocupam com o meio ambiente, com a comunidade e não é dado o devido valor a esses projetos.
ResponderExcluirHoje em dia os projetos sociais têm ganhado mais visibilidade, importância e uma parcela se deve ao fato da internet trazer à tona. Ao meu ver, um projeto social se potenciaria se a esfera pública, privada e a sociedade se unissem e tentasse enxergar cada problema que existe e se preocupasse que todos tivessem uma vida digna. Claro que existe caso assim, mas no caso seria uma responsabilidade de todos, assim como é obrigado a votar, pagar impostos etc.
ResponderExcluirFicou evidente a grandiosidade do assunto “empreendedorismo social” na literatura e podemos perceber que este é um tema de bastante relevância também para os pesquisadores. Além do mais, com o exemplo mostrado pelo grupo, conseguimos compreender o quão variadas podem ser as atividades que uma ONG consegue prestar para a sociedade.
ResponderExcluirMuito bom o trabalho desenvolvido pela Ashoka no mundo, conhecia o nome da organização mas não fazia ideia que sua atividade era um empreendimento social tão relevante e a nível global. Excelente exemplo que deve ser de amplo conhecimento popular. E parabéns a ONG Ação Moradia que atua na cidade de Uberlândia desde 1993, transformando vidas para melhor!
ResponderExcluirParabéns ao grupo, colocaram a questão social presente no Brasil bem como o empreendorismo ganhou força dentro desta temática social.
ResponderExcluirInteressante o projeto feito aqui em Uberlândia pela ONG Ação Moradia que traz conhecimento e habilidades para uma população carente. Isso é crucial, pois para eles pode ser complicado conseguir um curso acessível e isso permite uma melhor educação tanto social quanto profissional.
ResponderExcluirParabéns ao grupo, muito interessante aforma que a Ashoka lida com os movimentos sociais, que sirva de exemplo para termos um mundo onde todos se preocupem com as ações sociais.
ResponderExcluirExcelente projeto que foi criado pela ONG e a forma que ela conduz com todo o suporte a população.
ResponderExcluirEsse tipo de conhecimento expande nossa visão se tratando de como o brasileiro lida em relação ao mercado, muitos não possuem esse conhecimento e faz com que ajuda quem deseja começar, e como o mesmo ganhou força na nossa sociedade com o passar do tempo.
ResponderExcluirParabéns ao grupo! Muito interessante o suporte a população!
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